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Pente Fino do BPC: Você já pode consultar se seu nome está incluso pelo Meu INSS

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Beneficiários do BPC-LOAS - Benefício de Prestação Continuada, já podem saber se entrou no pente-fino do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. Para isso, será necessário entrar no site Meu INSS. (link aqui). A consulta deve ser feita utilizando o CPF e não é necessário login e senha. 

A medida vigora desde 1 de agosto e serão chamados mais de 500 mil beneficiados em todo o Brasil. A consulta será por lotes. Por isso, será importante verificar com frequência se o CPF está na lista.

As pessoas chamadas deverão comparecer até o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município (ver lista de endereços das principais cidades de nossa base territorial no fim do texto). 

 

Cuidado com golpes

O INSS alerta que não pedirá dados, nem biometria facial para os beneficiários do BPC. Somente encaminhará a pessoa para comparecer ao Cras de sua cidade. Os documentos deverão ser apresentados no Cras e não a terceiros.

O INSS começou a enviar mensagens pelo Meu INSS para os beneficiários do BPC que não estão inscritos no CadÚnico.

Outros meios também serão utilizados para entrar em contato nos dois casos. São eles: busca ativa (que é quando a Central de Atendimento 135 liga pelo número (11) 2135-0135 para o segurado, carta pelos Correios, SMS, rede bancária (no extrato do pagamento) e, por fim, em edital.

 

Como será o Pente Fino

O INSS explica que o cruzamento de informações será realizado mensalmente para verificação da manutenção do critério de renda do grupo familiar e do acúmulo do benefício com outra renda constante em base de dados dos órgãos públicos.

Na falta de comparecimento do beneficiário do BPC, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias a contar do envio da notificação. Somente serão suspensos os benefícios que forem comprovados o recebimento do aviso.

Caso o beneficiário não realize a inclusão ou atualização cadastral, a suspensão terá efeitos a partir do pagamento do mês subsequente ao final dos prazos estabelecidos (45 e 90 dias). No entanto, o beneficiário poderá solicitar ao INSS a reativação de seu benefício.

A reativação do benefício implicará no pagamento de todos os valores devidos durante o período em que a emissão do crédito esteve suspensa.

Os beneficiários do BPC da pessoa com deficiência não serão chamados para passar por perícia médica neste momento.

 

Endereços CRAS

Taquari - Rua Daniel Bizarro Martins, 161, em frente a Lagoa Armênia, Fone: (51) 3653-6288

Teutônia - Rua Capitão Schneider, 79 - Canabarro, Fone: (51) 3762-7252

Bom Retiro do Sul - Rua Jorge Fett, 221 - Centro, Fone: (51) 3766-1123

Paverama - Rua Jacó Flach, 222, Fone: (51) 3761-1002

Fazenda Vilanova: Rua Rio Grande do Sul Fone: (51) 3609-2103

Tabaí: Rua João Oduarto Claus Fone: (51) 99740-6693

Poço das Antas: Av. São Pedro, 1189 Fone: (51) 3773-1133

Westfália: Rua Leopoldo Fiegenbaum, 446, Fone: (51) 99597-2255

Colinas: Rua Olavo Bilac, 370 - Centro, Fone: 99534-3806

Imigrante: Rua Guilherme Ernesto Lageman, 571 Fone: (51) 3754-1220

Vale Verde: Rua Arnaldo Roberto Seibert, 557 Fone: (51) 3655-9091

Coronel Pilar - Av. Vinte e Cinco de Julho, 538 - Centro, Fone: (54) 3435-1115

 

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