O Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari e Região tem de realizar o seu tradicional Jantar Baile de final de ano e posse da nova diretoria da entidade.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari surgiu em 1 de dezembro de 2006. Representando toda a categoria comerciária de Taquari, Tabaí, Paverama, Bom Retiro do Sul, Vale Verde, Fazenda Vilanova e Teutônia.
Na época, esses trabalhadores eram representados pelo Sindicato dos Comerciários de Montenegro, que tinha uma sub-sede instalada na Rua Osvaldo Aranha, no Centro de Taquari ou pela Fecosul. Ambas apoiaram a fundação do Sindicomerciários de Taquari.
Em novembro de 2007, veio o reconhecimento do Sindicato através do Ministério do Trabalho e Emprego, quando foi expedida a Carta Sindical. O Sindicato agora era uma entidade reconhecida, começando a sua grande atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores.
O Sindicato instalou-se na mesma sala em que o Sindicomerciários de Montenegro tinha a sub-sede em Taquari, um local que era referência da categoria.
Em maio de 2009, foi instalada a primeira Sub-sede no bairro Canabarro, onde havia a maior concentração de trabalhadores comerciários de Teutônia.
Em menos de três anos de atuação, o Sindicato sai do aluguel, adquirindo a sua sede própria em Taquari no ano de 2010. Localizada na rua General Osório, 2274, no Centro, a mudança trouxe melhores condições de atendimento e disponibilizou um salão de festa para toda à categoria.
No mesmo ano houve a primeira eleição da história do Sindicomerciários, onde o trabalho da entidade foi reconhecido, com apenas uma chapa inscrita e tendo aprovação de 98% dos votos. Demonstrando o apoio e o desejo de continuidade do trabalho executado pela entidade.
Em dezembro de 2011 o Sindicomerciários de Taquari, fez extensão de base para mais Seis Municípios do Vale: Westfalia, Poço da Antas, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Imigrante e Colinas.
A cidade de Bom Retiro do Sul no ano de 2012 teve início aos atendimentos semanais. No ano de 2016, foi aprovada a aquisição da compra de um terreno com recursos próprios do sindicato e lançado o projeto de construção da sede própria em Teutônia.
Nestes anos de atuação o sindicato dos comerciários se tornou referência na luta em prol dos trabalhadores, com uma das melhores convenções do Rio Grande do Sul garantindo direitos que poucos sindicatos têm.